O nome de Jürgen Klinsmann será sempre lembrado pela grande campanha da Alemanha na Copa do Mundo da FIFA 2006. O ex-atacante ocupou o cargo de técnico da seleção alemã e a conduziu até as semifinais do torneio, despertando uma euforia sem igual no país, que foi a sede da competição.

O evento foi inesquecível, com imagens das festas dos torcedores em várias cidades da Alemanha transmitidas a milhões de pessoas em todo o mundo. Klinsmann mereceu boa parte dos créditos pelo sucesso do selecionado germânico logo na sua primeira experiência como treinador. Após a Copa do Mundo da FIFA 2006, ele deixou o comando da seleção por motivos pessoais.

Em julho de 2008, Klinsmann foi contratado para ser o técnico do Bayern de Munique, mas acabou sendo dispensado depois de apenas dez meses. Hoje com 45 anos, o ex-atacante tem no currículo passagens como jogador por grandes clubes como Bayern, Internazionale de Milão e Tottenham, além de ter conquistado a Copa do Mundo da FIFA 1990 e a Euro 1996 pelo seu país.

O FIFA.com realizou uma entrevista exclusiva com Klinsmann, que mora atualmente na Califórnia. O ex-jogador, que disputou 108 partidas pela seleção alemã, apontou os seus favoritos e falou sobre as possibilidades da Alemanha na África do Sul 2010.

O sorteio final da Copa do Mundo da FIFA foi realizado há algumas semanas para determinar os grupos da primeira fase. Você acompanhou o sorteio? O que achou do evento na Cidade do Cabo?
É claro que acompanhei tudo pela televisão e fiquei contente em ver que a organização para o Mundial esteja correndo tão bem. A África do Sul cumpriu sem problemas mais uma etapa dos preparativos. Fiquei admirado com o trabalho deles.

Quais são as suas impressões sobre o país que receberá a próxima Copa do Mundo da FIFA? O que podemos esperar no ano que vem?
Acima de tudo, estou esperando uma grande Copa do Mundo. Não podemos comparar a próxima edição com outras anteriores, porque uma Copa do Mundo é sempre muito diferente das outras. Será o primeiro evento dessa grandiosidade em solo africano, e acredito que temos o dever de fazer a nossa parte para que seja um torneio maravilhoso.

Vamos tratar um pouco dos grupos. Qual a sua opinião sobre os resultados do sorteio?
Há alguns grupos com três seleções incrivelmente fortes e uma correndo por fora e outros com quatro seleções igualmente fortes. É difícil fazer previsões, porque as seleções terão de enfrentar algumas realidades com as quais nunca tiveram de lidar antes, como o ar montanhês e o inverno da África do Sul. Poderá ser uma Copa do Mundo cheia de surpresas.

Quais são as chances dos favoritos, como Brasil, Inglaterra e Argentina, e quais as chances da África do Sul?
Estou convencido de que nunca houve uma Copa do Mundo com tantos favoritos. Pelo menos oito seleções estão em condições de brigar pelo título. O Mundial será muito equilibrado. Entretanto, não podemos nos esquecer de que ainda falta meio ano e muita coisa ainda pode acontecer.

Quem são os principais favoritos ao título na sua opinião?
Todos os cabeças-de-chave estão entre os favoritos. Entretanto, algumas das outras seleções também estão, principalmente Portugal e França. Além desses países, haverá ainda algumas equipes correndo por fora, como a Costa do Marfim e o Chile, que fizeram excelentes campanhas nas eliminatórias.

Quais jogadores você acha que vão se destacar individualmente?
Nenhum jogador consegue conquistar um torneio tão difícil sozinho. É fundamental que os seus companheiros também tenham muita qualidade. Obviamente, jogadores como Messi, Kaká, Drogba ou Cristiano Ronaldo têm condições de vencer a Copa do Mundo. Entretanto, para que isso ocorra, os companheiros de seleção também precisarão jogar bem.

E quanto ao grupo da Alemanha? Qual a sua opinião sobre Austrália, Sérvia e Gana?
Eu diria que o grupo poderia ter sido mais difícil, mas também poderia ter sido mais fácil. A Sérvia será um adversário bastante complicado para a Alemanha. Estou na expectativa pela partida contra a Austrália, que tem muita combatividade e que quase venceu a Itália em 2006. Também será muito interessante o duelo contra Gana, que estará jogando no seu próprio continente.

Até onde você acha que a seleção alemã pode chegar na África do Sul 2010?
Uma seleção como a Alemanha sempre entra com o objetivo de ser campeã. Com um pouco de sorte, isso poderá se tornar realidade. Desde 2004, a seleção alemã chegou pelo menos às semifinais em todos os torneios que disputou. Quando a competição se aproxima do fim, as partidas são decididas nos detalhes. O selecionado germânico está melhor tecnicamente com a chegada de novos jogadores, como o Mesut Özil.

Você não sentiu uma certa melancolia ao assistir ao sorteio, por se lembrar de que há quatro anos você estava presente como técnico do seu país?
Melancolia é a palavra errada. Estou aguardando ansiosamente o Mundial e estou contente com o meu papel como comentarista de televisão.

Você não se arrepende de ter deixado o comando da seleção alemã?
Não costumo me arrepender das minhas decisões. Eu não tinha outra opção na época além de deixar o cargo. A minha família foi a prioridade.

Você vai trabalhar como comentarista de televisão na África do Sul no ano que vem. Pensa em continuar como comentarista depois da Copa do Mundo da FIFA?
Ainda não decidi isso. Vou tentar ficar bem tranquilo durante as transmissões e espero entreter os espectadores e transmitir alegria a eles. Ainda não sei se voltarei a trabalhar diretamente com futebol depois do torneio.

Sempre há muitos rumores de que algum clube está tentando contratá-lo. Quando você pretende voltar a trabalhar como treinador?
Os boatos sempre existem mesmo. Mas provavelmente não vou assumir nenhum novo projeto antes da Copa do Mundo. O que farei depois permanece em aberto.